Justiça remota

Justiça remota

Não lembro bem, mas foi antes da Microsof adquirir o invento criado por Janus Friis e Niklas Zennstrom, o Skype que é um software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz e vídeo. “O Skype foi lançado no ano de 2003. Em 2005 foi vendido para a empresa eBay e pertence, desde maio de 2011, à Microsof”.

Ao ver a possibilidade de conversação com pessoas a distância imaginei a quão maravilhosa seria a vida de advogado podendo conversar com os clientes em outras cidades. Ganharia tempo, seria ágil em atender as necessidades das pessoas.

Mas, as novidades demoram a serem espalhadas e compreendidas. A minha vontade ficou no compasso de espera.

Hoje tive a oportunidade de participar de uma audiência realizada pelo sistema eletrônico e presidida pela juíza do Trabalho, Ivanise Marilene Uhlig de Barros.

Pela manhã ao retomar a academia ouvi um podcast que falava sobre o novo formato da justiça iniciado com a pandemia: a Justiça Remota. Um papo com o Juiz Frederico Messias (do TJSP) sobre as novas figuras que surgiram para facilitar o dia a dia na justiça, como as audiências virtuais, o atendimento ao advogado por teleconferência, o trabalho remoto dos tribunais e muito mais!

Pelo entendimento do Magistrado paulista este modelo permanecerá após a pandemia, e que a produtividade do judiciário aumento em 30% e que a grande maioria dos atos estão sendo realizados de forma remota.

Enfim, o novo sempre vem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s