Benefícios da Economia Compartilhada

Os benefícios da economia compartilhada perpassam questões sociais, ambientais e econômicas.

Vamos conhecer algumas das principais vantagens do modelo.

Democratização do acesso aos bens e serviços

Segundo a pesquisa The Sharing Economy, realizada pela pWc nos EUA, 44% dos consumidores norte-americanos já estão familiarizados com a economia compartilhada, especialmente nos setores de mídia, transporte e hospedagem.

Nos resultados, 86% afirmam que esse modelo econômico torna a vida mais acessível, enquanto 83% consideram mais conveniente e eficiente.

Naturalmente, o modelo de partilha permite que pessoas usem bens e serviços que não teriam condições de comprar, democratizando o acesso a determinados recursos.

Redução dos impactos negativos no meio ambiente

Ao reduzir as necessidades de produção, a economia compartilhada tem um impacto decisivo na redução da emissão de gases do efeito estufa e uso de recursos naturais.

Na pesquisa da pWc, 76% dos entrevistados confirmam que esse modelo econômico é muito melhor para o planeta.

Fortalecimento de comunidades

Por ser baseada em relações de confiança, a economia compartilhada fortalece o senso de pertencimento e o apoio mútuo nas comunidades.

Em oposição ao individualismo exacerbado, essa abordagem traz de volta a noção coletiva e substituiu o “eu” pelo “nós”, aproximando pessoas ao invés de afastá-las.

Evidentemente, o novo paradigma exige uma mudança cultural significativa, em uma sociedade que nos ensina a temer “estranhos”.

Incentivo ao consumo sustentável

O incentivo ao consumo sustentável também ganha destaque com a economia compartilhada, favorecendo transações que utilizam menos recursos naturais.

Além disso, o reaproveitamento e reciclagem estão presentes em todos os níveis do modelo, com responsabilidade por cada escolha e eliminação do desperdício.

Diferentemente de ações isoladas, a economia compartilhada tem um impacto maior por atingir toda a sociedade, mudando valores e comportamentos ao longo do tempo.

Melhora na qualidade de produtos e serviços

Outro aspecto interessante da economia compartilhada é a melhora contínua na qualidade de produtos e serviços, graças às avaliações dos usuários.

Além disso, empresas que atuam nesse mercado também precisam garantir um alto nível de qualidade para se manter competitivas.

Fonte: Sbcoaching

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s