Flores e direitos

Hoje, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher.  É de uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, que foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, consequentemente, por diversos países. Além do caráter festivo e comemorativo, o Dia da Mulher serve como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades. Segundo a ONU os 12 direitos das mulheres são:

1.Direito à vida

2.Direito à liberdade e a segurança pessoal

3.Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação

  1. Direito à liberdade de pensamento
  2. Direito à informação e a educação
  3. Direito à privacidade
  4. Direito à saúde e a proteção desta

7.Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família

  1. Direito a decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los
  2. Direito aos benefícios do progresso científico
  3. Direito à liberdade de reunião e participação política

12.Direito a não ser submetida a torturas e maltrato

A data de hoje é uma ótima oportunidade para pensarmos em como anda o respeito pelos direitos das mulheres. Uma pesquisa aplicada no Vale do Silício chamada The Elephant in the Valley acessou alguns problemas que mulheres enfrentam no universo do trabalho. Os resultados mostram que 84% das participantes já receberam o feedback de que são muito agressivas.

Presentes como flores, dias de beleza e cosméticos reforçam um estereótipo de gênero de que mulheres devem ser delicadas, doces, amáveis, preocupadas com a aparência etc. Elas podem ser todas essas coisas, mas de forma alguma devem ser. Além disso, iniciativas como essa ajudam a reforçar que mulheres que não se encaixam nas caixinhas acima são agressivas, mandonas etc.

Assim como as mulheres do Vale do Silício se uniram para falar das suas dores em uma pesquisa, no ano passado o Ministério do Trabalho perguntou às mulheres “O que é ser trabalhadora para você?”. Algumas das respostas foram:

“É passar por entrevistas com as perguntas: Você tem filhos? Quando pretende ter filhos? Quando filhos pretende ter? E por mais que você negue querer ter filhos as perguntas continuam”.

“É ganhar menos, é não ter suas ordens atendidas porque homem não recebe ordens de mulheres, é sofrer machismo e assédio por parte do superior e colegas de trabalho, é viver ouvindo que se está estressada é por TPM ou que somos loucas”.

O primeiro passo para criar iniciativas em prol da equidade de gênero nas empresas e na sociedade é ouvir o que as mulheres têm a dizer sobre isso e entender os desafios que são encontrados todos os dias. O Dia da Mulher pode ser um ótimo momento para começar a mudar o quadro de preconceito que ainda tem força na nossa sociedade. Sim, elas querem e gostam de flores. Mas, ainda temos um longo caminho para percorrer para que a mulher viva segura e tenha todos os seus direitos respeitados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s