Dia da profissão que eu escolhi

Hoje é Dia do Advogado, uma data muito importante porque remonta a profissão que eu escolhi, que me deu a oportunidade de fazer a faculdade, de ter relações com as pessoas do mundo do trabalho através do Direito e lutar pela Justiça. Trabalhar como advogado requer muito estudo e dedicação, pois a profissão envolve o “conjunto de normas jurídicas vigentes num país, criadas com o objetivo de solucionar conflitos da sociedade”. As leis aparecem divididas através dos códigos que se encaminham para várias áreas como: civil, penal, trabalhista, constitucional, administrativo, tributário, internacional, ambiental, digital, público e privado, de propriedade intelectual e de arbitragem internacional, que devem ser respeitados e seguidos pelos profissionais da área judicial.

Hoje também é o dia de São Ivo, o padroeiro foi estudante de direito, já aos 14 anos de idade, na cidade de Paris, e depois em Orleans. Sua preferência era pelo direito civil e canônico, tendo atuado nessas áreas em defesa dos pobres que não tinham condições de financiar as despesas judiciais.

O 11 de agosto é uma data bem significativa pra mim. Uma das coisas que marcou muito na época da faculdade é que o dia 11 era comemorado o Dia do Pendura. Em Pelotas, onde tive uma relação com o Centro Acadêmico, que organizava o “Pendura” passando nos restaurantes da cidade para sortear alguns jantares e almoços. Era uma forma de integração muito grande entre os estudantes. A história nos conta que em uma aula de Direito em São Paulo, quando era discutido o Crime Falimentar. O professor disse que roubar para comer é Crime Falimentar (não é crime). Os alunos foram para os restaurantes, comeram e não pagaram a conta. Nós fazíamos isso de forma organizada, mas tinha esse simbolismo. Nós nos divertíamos muito, envolvíamos todo mundo e ainda tínhamos um momento reflexão sobre Justiça. Hoje posso dizer que tenho muito orgulho e satisfação por ter escolhido essa profissão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s